segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Casa Fernando Pessoa

Nos últimos quinze anos de vida (entre os anos de 1920 e 1935), Fernando Pessoa morou num apartamento na Rua Coelho da Rocha, nº 16, no bairro Campo de Ourique. Na década de 90, o prédio de apartamentos foi adquirido pela prefeitura de Lisboa e transformado na Casa Fernando Pessoa, um centro cultural dedicado à memória do poeta e ao estudo da sua obra.
Dias atrás peguei um táxi para visitar o local e falei ao motorista que queria ir a Casa Fernando Pessoa e me referi a ela como “um centro cultural dedicado ao poeta”. De forma ríspida, o motorista me explicou que o local “não é um centro cultural, é uma casa”.
– O senhor quer ir a Casa Fernando Pessoa ou a um centro cultural? – ele perguntou, incisivo.
– A Casa Fernando Pessoa – eu respondi. E lembrei que os lusitanos são rigorosos no uso da linguagem, se irritam com o modo dos brasileiros utilizarem a língua portuguesa e que é melhor não complicar.
Enfim, pulando a implicância do motorista de táxi, a Casa Fernando Pessoa é um centro cultural dedicado à memória do “mais universal dos escritores portugueses” e consiste num prédio inteiro (o térreo mais dois andares) com salas de exposições permanentes e temporárias, acesso à biblioteca pessoal do poeta completamente digitalizada, mais uma biblioteca dedicada ao tema “Fernando Pessoa”, com estantes de parede inteira forradas de livros e acessíveis ao visitante.
O quarto do poeta é reconstituído e muitos dos objetos ali expostos foram de seu uso pessoal – como a famosa cômoda na qual o poeta escrevia de pé. Segundo carta de Fernando Pessoa a Adolfo Casais Monteiro (escrita em janeiro de 1935), foi de pé diante dessa cômoda que ele viveu o seu “dia triunfal”, escrevendo – um atrás do outro – os primeiros poemas dos heterônimos Alberto Caieiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis. Uma lenda criada pelo próprio poeta, segundo os especialistas. Mas a carta está ali, reproduzida ao lado da cômoda, para deleite dos visitantes.


Há também uma máquina de escrever – mas essa não foi de propriedade do poeta. Pertencia a um dos escritórios em que ele trabalhou como correspondente comercial. Máquinas de escrever eram caras e o poeta sempre teve orçamento modesto, explicam os seus biógrafos. Os patrões de Fernando Pessoa costumavam ser gentis e permitiam que ele datilografasse seus textos nas máquinas do escritório.
Segundo depoimento de um contemporâneo do poeta, o quarto do apartamento da Rua Coelho da Rocha não tinha a aparência asséptica como hoje vemos: o ambiente era mal iluminado, cheirava a tabaco, os cinzeiros viviam cheios de "beatas" (baganas) e sempre havia muitos papéis sobre a mesa. O contemporâneo, no caso, era o filho do barbeiro Manassés, que às vezes atendia o poeta em casa. O filho acompanhava o pai e anos depois ele recordou o cenário.
Subi e desci a Casa Fernando Pessoa e terminei a visita no café (nos fundos do prédio) lendo um livro que adquiri na lojinha: Fernando Pessoa para todas as pessoas, de Ricardo de Morais (Editora Verso de Kapa, 2015, 245 p.), “membro da equipa” da Casa. Livro para satisfazer a curiosidade do visitante a respeito da vida do poeta e também de suas estratégias literárias – inclusive com trechos da correspondência com Ophélia Queiroz, a única namorada do poeta. Um relacionamento que não vingou.
Quando escrevo essa crônica, já terminei o livro acima e fiquei impressionado com os sofrimentos e a solidão do poeta. Escritor genial, sim, com estratégias literárias excepcionais – como a criação dos heterônimos, com o propósito de dar conta da diversidade humana –, mas um homem que colocou a obra acima da própria da vida. Um homem que dizia ter em relação a vida apenas “o interesse de um decifrador de charadas”. Um espírito superior, claro (como ele próprio reconhecia), mas que preço alto para a produção de uma obra, que preço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário