Um amigo me enviou pelo correio
eletrônico uma foto do famoso Quarto D. Quixote, no Palácio de Queluz, em
Portugal, no qual D. Pedro I morreu em 1834. A foto centraliza a cama com
dossel – onde também nasceu o futuro imperador – iluminada por uma forte luz vinda
das janelas. Muito diferente da imagem que tenho do mesmo quarto.
Visitei o palácio em 2014, num
dia de inverno, e o quarto estava sombrio. Não lembro se as janelas estavam
abertas ou não. Era um dia chuvoso. Minha mulher e eu ficamos parados no meio
do quarto e a monitora da sala nos contou que os brasileiros gostam muito de
visitar o lugar, alguns vêm especialmente para ver onde "o imperador do Brasil morreu" e pouco dão atenção às demais
peças.
Achei a observação curiosa e
fiquei até tomado de alguma emoção retroativa àquele momento dramático da morte
de um rei, que, segundo os livros de História, muitas vezes desencadeia uma
fase de tensão política e até de instabilidade social. Há um quadro
representando os últimos momentos de D. Pedro e creio que ele está reproduzido
em miniatura na ficha explicativa colocada na frente da cama. Emocionado ou
coisa parecida, não tirei nenhuma foto do local (apesar de permitido).
Quando D. Pedro faleceu, ele abdicara a coroa do Império brasileiro e se tornara Rei de Portugal com o
título de D. Pedro IV. Pelo que narra a historiadora Mary del Priore em A carne e o sangue (biografia
de D. Pedro com ênfase nos seus amores), ele estava com a saúde bem ruinzinha aos 30 anos e uma tuberculose acabou dando cabo de seu corpo debilitado,
quando tinha 35.
Escrevo isso de memória, sem
consultar o livro da Mary del Priore, pois quando viajamos é assim: vamos lembrando
as coisas de cambulhada, muitas vezes as informações se embaralham e é esse
quadro que fica na memória. Eu me utilizo de guias, folders, prospectos, mas às
vezes não consigo me concentrar e fico flanando pelos lugares. Foi um pouco
assim no Palácio de Queluz.
Meu amigo contou que fez um
passeio rápido pelo palácio e riu muito ouvindo um colega (professor de
História) comentar as fofocas da corte lusitana. Ele estava num congresso de
historiadores e a visita ao palácio durou pouco tempo. Minha mulher e eu
passamos boa parte de um dia andando pelos corredores, salas e jardins – praticamente
vazios naquele dia de inverno –, lemos detidamente as informações de algumas
peças e objetos, conversamos com os monitores, e igualmente ficamos com essa impressão de que tudo é muito rápido,
efêmero e que dos séculos de história contidos naquelas paredes pouco ou quase nada apreendemos.
Éramos um casal plebeu, do outro
lado do Atlântico, conhecendo as plagas dos antigos colonizadores e tudo aquilo
era um pouco estranho. Súbito cruzamos com um casal de atores, vestidos como
cortesões do século XVIII, e travou-se um diálogo engraçado.
O cortesão nos perguntou de onde
vínhamos, dissemos que éramos do Brasil, e ele quis saber como estava “a Colônia”.
Informado de que o Brasil não era mais colônia, o ator – muito afetado, como
talvez tenham sido os cortesões do Palácio de Queluz – encenou uma perplexidade
que nos fez rir e depois saiu por um salão envidraçado, a andar elegantemente
com sua companheira.
- As voltas que o mundo dá - dissera o ator, encenando de forma cômica as transformações políticas e sociais que nós, professores de História, sisudamente explicamos em sala de aula, muitas vezes enfastiando os alunos.
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