sábado, 29 de abril de 2017

Greve Geral

Não estava muito otimista em relação à greve geral proposta para o dia de ontem. Mas, ao longo da semana, tive a impressão de que a coisa poderia dar certo. Para quem, como eu, apostou na política desenvolvimentista dos governos Lula e Dilma, as atuais reformas em curso, encabeçadas pelo Governo Temer, são uma calamidade – a começar pela desconstrução da Constituição de 88, com a chamada “PEC da Morte”, de congelamento dos gastos públicos em educação e saúde. A desmontagem da Petrobrás (em especial a sua retirada do Pré-sal) mais as reformas trabalhista e da Previdência configuram um quadro de horror. É a vitória completa do Capital sobre os interesses do Trabalho e também da Nação (ou de uma espécie de nação, aquela que leva em consideração "a saúde do seu tecido social”).
Pois foi com esse sentimento – de pouco otimismo, mas de certeza quanto à necessidade de uma reação popular contra essa reconfiguração da sociedade brasileira que as reformas neoliberais indicam – que fui caminhar pela cidade desde o início da manhã. Fui para minha sessão de Pilates e, antes disso, passei pelo centro. Eram oito horas da manhã e lá estavam, na boca do Calçadão, vários manifestantes – provavelmente sindicalistas – já com aparelho de som ligado (música do Zé Ramalho) e as devidas cuias de chimarrão.
No final da manhã, voltei ao centro da cidade e vi e fotografei os militantes do movimento fechando o Buraco do Behr e a Rua Venâncio Aires - esta última logo depois liberada ao trânsito - e tive uma conversa curiosa com uma repórter do SBT. Ela falou, rindo, que “estão dizendo que a Globo mente”, e logo acrescentou:
– Mas felizmente é só a Globo, não é mesmo?
Achei graça do comentário – deve ser duro trabalhar nas grandes empresas de comunicação, haja visto o engajamento delas nas atuais reformas – e olhei a moça com simpatia.
Voltei ao final da tarde para acompanhar a passeata pelas ruas do centro e me surpreendi com a quantidade de pessoas. Seguramente a maior manifestação de rua de que participei em Santa Maria. Gente a perder de vista. Impressionante. Fiquei contente em viver e registrar (com a câmara fotográfica) esses momentos de "luta popular". Em Santa Maria e no Brasil inteiro (pelo que acompanhei no Facebook), as manifestações tiveram grande presença de público. Talvez se possa dizer que o campo popular reagiu. Talvez se possa dizer que é o início de alguma coisa. Seja o que for, com certeza as forças políticas que apoiaram o Fora Dilma e dão sustentação ao Governo Temer e suas reformas neoliberais vão ter de levar em conta essa "resposta das ruas" - por mais que tenham, ao longo do dia, minimizado a greve geral de 28 de abril.
Passeata do dia 28 de abril em Santa Maria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário